Destaques

quinta-feira, novembro 01, 2007

É penta!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Tenho a difícil tarefa de escrever o post mais óbvio dos últimos dois meses.

O São Paulo confirmou o enorme favoritismo e conquistou o Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecedência, ao bater o América-RN (obrigada Victor) por 3 x 0, com gols de Hernanes, Miranda e Dagoberto. O jogo marcou o recorde de público pagante, quase 70 mil pessoas. As arquibancadas tremeram.

É campeão. Penta!

Se o futebol não foi lá grande coisa durante o ano, os números mostram que só o São Paulo poderia vencer a disputa, dada a superioridade estatística. O time tem o terceiro melhor ataque do campeonato, com 51 gols, atrás apenas de Cruzeiro e, surpreendemente, do Náutico. Foram apenas 5 derrotas. E 22 vitórias. O time foi regular. Não tem nenhum artilheiro, nenhum grande destaque individual, mas em compensação todos os jogadores marcam gols.

E tem a defesa. Esse é, disparado, o setor mais importante do time. Foram incríveis 13 gols tomados em 34 jogos, média de 0,38 gol por jogo. A segunda melhor defesa até agora, do Fluminense, tomou 33 gol, quase três vezes mais.

Essa é a diferença do São Paulo, o resto é bobagem. Breno, Miranda, Alex Silva e André Dias se revezam para compor uma defesa quase intransponível. Os dois primeiros poderiam fácil estar na seleção. Juntos. E o assustador é saber que o Breno tem idade para jogar duas Olimpíadas.

Além dos zagueiros em si, todo o esquema tático é voltado para a marcação. O Muricy conseguiu fazer com que todos os jogadores marquem com consciência e competência. Ver a aplicação do time no estádio, não pela TV, impressiona. Podem xingar de retranquiro à vontade. É isso que todo o técnico tenta fazer e não consegue.

E, apesar da obviedade, não dá para não citar Rogério Ceni, definido pelo Glauco como O Cara. E é mesmo. Se não fosse Ceni, o São Paulo não teria conseguido todos os títulos dos últimos anos. Talvez nenhum. É quem decide. Craque.

Título merecidíssimo. Falem o que quiser. Não tem um time que chegue perto da eficiência tricolor. Quem reclamar receberá a pecha de mau perdedor, ok?

Ah, sim. Ir ao estádio e presenciar a conquista de um título é sensacional. O Morumbi estava lindo. E acho que a proibição de bandeiras foi uma das coisas mais tristes para os estádios. Aquelas pequinininhas plástico já fizeram uma baita diferença.

Mas... era tão óbvio, tão óbvio, que até perdeu um pouco da graça. (Juntando isso ao comportamento um tanto apagado da torcida, em todos os jogos, dá pra entender a minha pequena frustração). Tomara que daqui pra frente os títulos sejam definidos na última rodada.

8 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de chato, o título é mais que merecido. Parabéns, São Paulo.

Anônimo disse...

Isso que bate no meu coração
É o sentimento de ser campeão

Já rodei o mundo e posso te dizer
O choro é livre e difícil de conter

O passado é glorioso
E o futuro é vencedor

Explode torcida !
Agita a bateria !
Que o grito é tricolor !!!
Oooooooooooo oooooooooo ooooooooo são paulo !!!
Oooooooooooo ooooooooooo ooooooooooooo
São paulo !!!

Anônimo disse...

Errata:
3x0 no América-RN

CÉLIO AQUINO disse...

O SÃO PAULO FEZ UMA BELA CAMPANHA MERECE O PENTA, QUERIA LHE COMUNICAR QUE O BLOG DO TORCEDOR VOTOU NO FUTEPOCA PARA O MELHOR BLOG DE ESPORTE.

Glauco disse...

O fato do São Paulo ter a melhor defesa não se explica apenas pela qualidade dos zagueiros. O meio de campo é pegador, mas todos ali sabem apoiar o ataque também. Sem nenhum craque, Muricy armou um esquema em que, além dos três zagueiros, os homens de meio fazem uma marcação que facilita - e muito - a defesa tricolor. Quando ficaram no mano a mano, pôde-se ver o que se passa com seus zagueiros, vide Milionários. Acontece com qualquer zaga que não tenha proteção devida. O São Paulo tem proteção de sobra.
Também não concordo que Muricy fez o "que todo técnico queria fazer e não consegue". Se ele tivesse outros atletas, jogaria de outro jeito. Méritos pra ele que soube fazer um esquema com o que tinha em mãos.
Por último, Thalita, cuidado quando for me citar. Você vai acabar comprometendo um homem inocente...

Nicolau disse...

Primeiro, o título foi merecido, parabéns, São Paulo. Sim, eu torci contra enquanto foi possível e continuarei secando no futuro. Mas reconheço o mérito.
Sobre o esquema, quando o time inteiro marca, realmente fica mais fácil pra defesa, o que não quer dizer que os zagueiros não sejam bons. Acho que o diferencial mesmo é utilizar uma série de jogadores que marcam bem e conseguem chegar ao ataque com alguma qualidade, como disse o Glauco. Enfim, minha preocupação, infelizmente, está na outra ponta da tabela nesse momento...

Marcão disse...

Não é soberba: depois de o São Paulo bater Santos, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Botafogo-RJ fora de casa, e vencer Santos e Cruzeiro novamente no Morumbi, ficou claro que o título não escaparia. Essa seqüência, contra clubes que lutam (ou lutaram, em algum momento) pelo título ou pela Libertadores, foi decisiva para apontar o campeão.

Creio que a Libertadores de 2008 será um divisor de águas: se o Muricy perder a terceira seguida, pede o boné, pois já deu a enteder isso (e, se quase caiu quando perdeu do Grêmio, a diretoria não perderia a oportunidade). Portanto, podemos estar assistindo o ocaso de mais um período vencedor do São Paulo, como os que existiram entre 70 e 71, 80 e 81, 85 e 87 e 91 e 93, por exemplo.

Não me incomodo com a perspectiva de novo período decadente. Acho que cada são-paulino tem aquela fé, aquela certeza de que, passados três ou cinco anos de derrotas e pipocadas, o time sempre renasce com uma nova geração vencedora. Não há explicação; é assim que acontece.

Portanto, sem ilusões e sem achar que o São Paulo é o melhor clube do mundo (como os são-paulinos que o Olavo conhece - rsrs), vou comemorar mais esse Brasileirão e aguardar, sem aflição, possíveis derrotas. Ou vitórias.

VAMO, SÃO PAULO!

Thalita disse...

é bem por aí Marcão, o São Paulo é mesmo um time de ciclos (ainda bem que relativamente curtos.
Mas acho q esse período vencedor ainda não acabou. Ano que vem a chance do time ser campeão ou pelo menos estar entre os primeiros no Campeonato Brasileiro é muito grande.
Depois disso, com a nova reforma do Morumbi, pode ser que o foco do clube mude mesmo.