Destaques

domingo, novembro 18, 2007

Mal acostumados

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Já estamos ficando mal acostumados. Porém, no sentido inverso do que a expressão costuma ser usada. Já vemos a seleção brasileira jogando fora contra times de qualidade técnica inferior - caso do Peru hoje - e escutamos dos atletas canarinhos:"tínhamos o objetivo de vencer, mas não podemos desprezar um empate fora de casa". Não???

Pois eu desprezo totalmente. O Brasil jogou, o tempo todo, para empatar com o Peru. Quando à frente no marcador, não se preocupou em atuar aproveitando os contra-ataques que a seleção peruana o presenteava. Os laterais de Dunga são laterais mesmo, não alas, e avançam pouco. Quando defendem, ainda conseguem comprometer, como é o caso do canhoto Gilberto. Seu lado foi a avenida peruana, e suas falhas defensivas só não causaram uma tragédia porque Juan estava inspirado demais. Maicon pouco desceu. Se isso não era orientação técnica, que ambos fossem substituídos.

Os volantes não atacam. Se Mineiro, quando no São Paulo, aparecia próximo à área adversária em momentos cruciais para o Tricolor, na seleção ele não avança. Quanto a Gilberto Silva, melhor que não vá para frente mesmo. Como seu xará de equipe, sua permanência como titular é um enigma.

Quando está zero a zero, Dunga tem um esquema. Quando está um a zero, o esquema é o mesmo. Quando o Peru empata, Dunga substitui. Coloca Elano para jogar no lugar de Robinho, mas na função de Ronaldinho Gaúcho, que ocupa a esquerda que era do atleta madrilenho. Pouco antes, troca Vágner Love por Luis Fabiano. O esquema? Rigorosamente o mesmo. Não consegue fazer uma alteração que seja de fato tática. Por que? O empate fora de casa é bom.

PS: Revi "Pelé Eterno" ontem. O Rei recebe passes de Pepe, Coutinho, Pagão, Dorval... Vendo ontem os passes dados por Vagner Love a Robinho, Kaká e Gaúcho, fico pensando se Pelé seria o Rei caso tivesse que fazer tabelas com o atleta do CSKA.

5 comentários:

Edu Maretti disse...

"Não consegue fazer uma alteração que seja de fato tática. Por que?"

Na minha opinião, porque, como disse Rivelino depois do 0 a 0 com a Colômbia, "Dunga não é técnico de futebol".

Thalita disse...

os laterais do Brasil são péssimos. Ainda que seja instrução do Dunga que eles não subam muito, são muito ruins! Demoram uma eternidade para soltar a bola, não fazem a ultrapassagem no momento correto e não cruzam. ELES NÃO CRUZAM! Pô, servem pra quê, então?
Eles são ruins e o time sabe. Ronaldinho, Kaká e Robinho não passam a bola para eles qdo têm oportunidade. Aliás, quando não têm mais nada pra fazer preferem tentar o drible a passar.

Os volantes também são um problema. Mas aí - fã do Mineiro que sou - acho que é problema com o Dunga mesmo. Ele deve falar pra eles não subirem nunca na vida, sob pena de não serem mais convocados, sei lá eu...

Fora o Kaká, que passou o jogo inteiro tentando passar no meio de 4 marcadores. Foi triste.

Nicolau disse...

Não vi o jogo, comento apresentações anteriores. O Maicon até que fez umas boas partidas (oq ue me supreendeu muito), mas o Gilberto é realmente mediocre, na mais generosa das avaliações. Daniel Carvalho e Kleber pra titulares. O Gilberto Silva é muito ruim e muito cavalo. Arranaja outro volante. enquanto isso, bota o tal do Lucas que é bom de bola. E o Dunga é medroso mesmo.

fredi disse...

Vamos lá, nem estava com vontade de comentar, mas é dever de ofício de futepoquense, afinal, até quem não viu o jogo comentou.

Vou falar dos jogadores individualmente porque nada há a destacar de esquema, jogadas ensaiadas etc. por ser esse um luxo que não existe na seleção.

Julio César, não fez nada porque foi pouco exigido. Sem culpa no gol. 5

Maicon: Nada fez de bom, 3

Juan: o melhor do Brasil, noite inspirada, e quase ainda fez gol, 8

Lúcio: bem também, deu azar no gol, 6

Gilberto: não fez nada de bom e armou vários contra-ataques para o adversário, 2

Gilberto Silva, quase nada, como sempre, 3

Mineiro: não acertou nenhum passe, não defendeu nada, nada a destacar, 3

Ronaldinho: bem abaixo do que pode fazer, 5

Kaká: fez o gol, mas também não acertou quase nada, 5

Robinho: sem inspiração, 5

Vagner Love: esse perde tempo usando a camisa amarela, não sei porque está lá, 3

Elano: entrou mal, 4

Luiz Fabiano: em dois, três lances mostrou que é muito melhor que o Vagner Love, mas isso não é grande vantagem, 5

Dunga: pior que o normal, 3

Anselmo disse...

Cadê o marcador "Fora Dunga!" A ausência é esquecimento ou uma nova posição consolidada que deveria, portanto, ser assinalada como "Fica Dunga, apesar de tudo!"?

Sobre o Luís Fabiano, não assisti jogos recentes dele. A grande habilidade do cidadão era se deslocar da marcação sem cair em impedimento. Se tiver algum meia posicionado a quatro ou cinco metros da grande área com a bola dominada pra fazer o passe, ele funciona bem. Senão, perde-se a principal qualidade do cara. Aí não adianta chorar pq não joga e tal.

Nem tô justificando o Wagner Love, de quem só vi partidas recentes na seleção. Mas o futebol russo definitivamente não é o padrão de qualidade que o Brasil precisa.

O ponto é que se o Dunga mostra menos capacidade de mudança e variação táticas do que o Parreira (que costumava repetir as alterações sempre), ele nem consegue explorar o que os jogadores podem ter de bom.

A não ser que empatar todos os jogos fora do país seja considerado como algo bom.