Destaques

terça-feira, outubro 09, 2007

"Ninguém sabe o que pode ocorrer", vaticina advogado de blogue

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O advogado do Blog do Santinha, acusado de danos morais e à imagem de José Cavalcanti Neves Filho, ex-presidente do Santa Cruz e atual comandante da Futebol Brasil Associados (FBA), considera que há riscos de o blogue ter de retirar conteúdo ou até sair do ar, dependendo das decisões do juiz.

Ele apresenta a versão da página, de que o objetivo era o de qualquer outro blogue de torcedor: fazer do comentário esportivo um motivo de diversão, sempre com bom humor e ironia.

Araújo conta ainda que José Neves ficou conhecido na imprensa, principalmente local, por ser provocativo e bem humorado na hora de se referir aos adversários. Tomo a liberdade de compará-lo a um Roque Citadini do Corinthians ou ao Marco Aurélio Cunha, do São Paulo.

Diante dos problemas no Santa Cruz, que levaram o clube à série B em 2006, as críticas à diretoria foram recorrentes.

Futepoca – O texto do Blog do Santinha que anuncia a acusação por parte de José Cavalcanti Neves Filho, nega que ele tenha sido caluniado em artigo algum. Se é assim, por que motivos o dirigente ingressou com a ação? Ele chega a apontar algum episódio?
Paulo Sérgio Cavalcanti Araújo – O Blog do Santinha, como anunciou desde o seu primeiro artigo, é voltado para trazer para a internet "as dores, alegrias, sofrimentos, a euforia e, principalmente, o bom humor dos apaixonados torcedores do Santa Cruz Futebol Clube", jamais sendo criado para denegrir ou mesmo elogiar quem quer que seja.

O Blog do Santinha expressamente se posicionou contra a administração do clube em 2005/2006, de responsabilidade do grupo político apoiado por José Neves. Não fez disso seu intuito único, até por não ser do objetivo do Blog, mas, diante de um catastrófico ano de 2006, é claro que as críticas à gestão do clube foram recorrentes – e bom humor e ironia não faltaram.

O senhor José Neves apontou alguns artigos, textos e mesmo comentários de participantes do Blog como ofensivos. Entendeu que não teria havido problema de legalidade nas eleições de 2004 e de 2006 (daí não admitir sequer os questionamentos ocorridos no Blog). [Entendeu] que chamar de "ditadura" o regime aplicado por seu grupo político à frente do clube seria ofensivo. Tirou, lamentavelmente, inacreditáveis e inverossímeis conclusões de textos postados no Blog.

Todas as críticas foram sempre em face do senhor José Neves como dirigente do clube ou como participante do grupo político que ele apoiava. Jamais houve uma única crítica pessoal.

Futepoca – O Blog trabalha com a hipótese de retaliação política ou apenas tentativa de cerceamento de críticas?
Araújo – Toda figura pública é sujeita à exposição muito maior e, por conseguinte, a muito mais críticas. Daí não haver danos que poderiam ser considerados em um particular (e no caso específico, não houve qualquer ofensa a ele). Além disso, o senhor José Neves tem seu nome tão atrelado ao Santa Cruz, que até hoje é normal referir-se ao nome dele para se reportar a uma das muitas gestões apoiadas por ele. Por fim, o senhor José Neves tornou-se bastante conhecido no meio esportivo por conta de suas tiradas cômicas e irônicas em face dos adversários, não se entendendo como pode se sentir ofendido com críticas.

Futepoca – Qual será o trâmite da ação? Há risco de o Blog sair do ar ou ter de retirar algum texto ou comentário?
Araújo – Falta ainda Samarone Lima ser citado para apresentar defesa. Quando Samarone apresentar a contestação, deve haver uma audiência de tentativa de conciliação e, dependendo, outra para que as partes apresentem suas provas.

Futepoca – Há risco de o blogue sair do ar?
Araújo – O risco do Blog sair do ar ou ter de retirar algum texto ou comentário existe. Em qualquer momento processual, o senhor José Neves pode reiterar o pedido que já fez em sua peça inicial e pedir a desativação do Blog. Não que o juiz tenha de fazê-lo, mas se entender que é cabível, pode determinar qualquer coisa contra o Blog ou seus autores antes do fim da ação (por exemplo: proibir de citar o nome, ainda que seja para elogiar, de José Neves, proibir de fazer referência a gestões passadas etc). Ninguém sabe o que pode ocorrer.

1 comentários:

ahmed disse...

نستخدم الكرتون المضلع والفوام والبابليز وشريط لاصق ثميك للدفاع عن الاثاث من التجريح والخدش مثلما تستخدم مؤسسة عربيات مجهزه؛ لنقل الاثاث وهناك مقاسات مختلفه من هذه السياره وكما توفر فريق لتنظيم الأثاث داخل السياره من خلال وضع شركة نقل اثاث
شركة نقل عفش من الرياض الى الدمام
شركة نقل اثاث من الرياض الى الدمام
شركة نقل عفش ببريدة