Destaques

terça-feira, outubro 16, 2007

Nenhum FC: o time de maior torcida no Brasil

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O CNT/Sensus divulgou ontem uma pesquisa sobre as maiores torcidas do Brasil, depois de ouvir duas mil pessoas, entre os dias 8 e 11 de outubro, em 136 cidades das cinco regiões do País. Sem surpresa, deu Flamengo na primeira posição, com 14,4%, seguido de Corinthians (10,5%), São Paulo (8%), Palmeiras (7,2%), Vasco (5%), Grêmio (3,9%), Santos (3,7%), Cruzeiro (3,3%), Inter-RS (2,1%), Botafogo-RJ (1,8%), Atlético-MG (1,5%), Fluminense (1,5%) e Sport (1,5%), além de menos de 1% para Goiás, Atlético-PR, América-RN, Juventude, Figueirense, Náutico e Paraná, e 4,5% para "outros" (0,5% nem soube responder).
Porém, o dado mais relevante dessa pesquisa é que 28,4% dos entrevistados (praticamente o dobro dos que disseram ser flamenguistas, portanto) afirmaram que não torcem por clube algum. Isso mesmo: o "nenhum" ganhou disparado como a maior torcida (ou melhor, não-torcida) do País. Mesmo com o CNT/Sensus observando que a margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo, a desproporção ainda é brutal. Teria o brasileiro desistido do futebol? Colegas futepoquenses são testemunhas de que no meu caso, ultimamente, mesmo com o meu time liderando o campeonato e com jogo ao vivo na TV, várias vezes preferi ficar na mesa do bar. O futebol minguará? A cachaça prevalecerá? Façam suas apostas.

5 comentários:

Olavo Soares disse...

Essa é pra esfregar na cara dos sociólogos de boteco que dizem que "brasileiro só pensa em futebol e esquece do resto".

Glauco disse...

Pô, Olavo, falar mal de sociólogo tudo bem, mas de boteco não...

Olavo Soares disse...

Opa, nada contra os botecos. Só contra quem quer discutir sociologia neles.

Anônimo disse...

mas ninguém garante que o cara que não torce para nenhum time pense ou faça algo útil.
e os sociólogos de boteco nem sempre, aliás quase nunca, são de fato sociólogos.
feita essa ressalva, e por causa dela mesmo, acho que os sociólogos que fizeram essa pesquisa bem podiam expandir o escopo para se saber o que passa na cabeça ou na goela do cidadão que torce pra nenhum time.

Anônimo disse...

Falou e disse, Maurício, é isso mesmo.