Destaques

terça-feira, outubro 09, 2007

Ação não é contra o Blog, é contra os autores

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


José Cavalcanti Neves Filho, ex-presidente do Santa Cruz e atual dirigente da Futebol Brasil Associados (FBA), que organiza a série B do Brasileiro, em entrevista exclusiva ao Futepoca, apresenta os motivos das ações civeis e criminais contra os autores do Blog do Santinha.

Ele alega que os jornalistas produziram a mobilização pela internet para conseguir apoio e pressionar a Justiça, e ainda que o processo é contra os jornalistas "pessoa física", ressalta, e não contra o blogue, "que é um site de torcedores, não é oficial do Santa Cruz", pormenoriza.

Confira a íntegra da conversa.

Futepoca – Os autores do Blog do Santinha alegam que o senhor quer censurá-los. Como o senhor vê essa acusação?
José Cavalcanti Neves Filho – A ação não é contra o Blog do Santinha, mas contra os dois donos do blogue. Há uma ação civil e outra criminal contra cada um deles, dois jornalistas, pessoas físicas, que se mantém do trabalho na página. Eles me ofenderam e caluniaram, não foi em comentários, mas em artigos assinados por eles, por isso o processo. Chamaram-me de ladrão, de quadrilheiro, e isso não é crítica, é ofensa. Sempre aceitei críticas, mas esses ataques são muito diferentes.

Futepoca – Mas no texto da ação, consta o fechamento do Blog do Santinha além dos R$ 100 mil de multa.
Neves – Se você for consultar um advogado, vai ver que é comum fazer o pedido alternativo, se continuarem com acusaões, que se tire o blogue do ar. A ação civil trata dos danos morais, à qual já foram intimados, e a criminal por ataques à honra que fizeram, que terá audiência. Eles querem alegar que quero fechar o blogue para pressionar a Justiça, já esclareci isso em notas de jornal e agora ao seu blogue. Se você pegar o processo, vai ver que a ação é contra os jornalistas Samarone Lima e Inácio França, nada contra o Blog do Santinha, que é um site de torcedores, não é oficial do Santa Cruz.

Futepoca – Na ação, são apontados posts do blogue em que esses termos são usados para se referir ao senhor?
Neves – Veja, as críticas são fundamentais à democracia, e sempre as aceitei. Podem me chamar de incompetende, de mau-administrador, mas não atingir minha honra e à família. A ação criminal pode ter suas penas e a civil estabelece um valor de reparação – que não repara nada, porque foi um ataque a minha moral. E esse dinheiro não é para mim, longe disso, vou doar dinheiro para alguma instituição de caridade ou até mesmo para o Santa Cruz, mas eles têm de sentir no bolso também. Esse blogue foi fundado para dar espaço à oposição à diretoria do Santa Cruz, em um momento em que eu era presidente do Conselho [Deliberativo], mas depois saí, e nem cargo tinha mais. Mas eles mantiveram as acusações. Veja, eles foram citados em 5 de setembro, mas o artigo que faz barulho no blogue é de 5 de outubro, eles claramente esperaram a aproximação da data da audiência para se mobilizar, mas a Justiça está acostumada a isso, e não se deixa pressionar.

1 comentários:

ahmed disse...

أجدد المركبات المجهزة والكبيرة لنقل الأثاث حيث أننا نوفر مركبات غير مشابهة الكميات مع إدخار قائدي سيارات مدربين وذو جدارة عالية للغاية يتم إدخار أغطية للسيارات لتحمي الأثاث من أشعة الشمس ومن الأمطار التي قد تسقط بصورة مفاجئة ، تستطيعون عدم التفكير في المركبات نهائيا فنحن نوفر أسطول متكامل من المركبات ومجهز على أعلى مستوى، فلن تتطلب لاستئجار مركبات .
شركة نقل اثاث