Destaques

sexta-feira, outubro 26, 2007

Americanos preparam protesto inusitado

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Torcedores do já matematicamente rebaixado América-RN, que ainda não ultrapassou o União São João de 1995 como o pior time da história recente do Brasileirão (o aproveitamento hoje é de 16,67%), farão um protesto diferente no próximo jogo do clube, que é nesse domingo, contra o Flamengo, em Natal.

Eles querem reunir a maior quantidade possível de camisas dos times do "Sul" - Flamengo, Corinthians, São Paulo, etc. - para queimar ou rasgar os referidos uniformes no estádio.

O alvo dos americanos não são exatamente os times "sulistas". E sim os chamados "torcedores mistos", aqueles que torcem para um time do estado onde moram mas também são devotos de outra agremiação maior e de outro canto no Brasil.

O fenômeno, como se sabe, é muito comum no Nordeste. Com exceção de Bahia, Pernambuco e talvez o Ceará (Marcão Palhares que morou por lá me corrija), os habitantes desses estados torcem maciçamente para os times do Sudeste - Rio, principalmente - e deixam os clubes locais em segundo plano. O que já vem de anos, bem de antes da Rede Globo estender seu monopólio: o pai desse que vos escreve, piauiense de nascimento, torcia para o América do Rio quando morava em Teresina.

Não tenho opinião formada sobre o protesto dos americanos. A primeira reação é dizer algo como "eles têm que se preocupar com o time ridículo que colocaram no campeonato e não inventar desculpas!". Mas às vezes penso que a falta de cobrança típica dos torcedores não-fanáticos - aqueles para os quais "futebol é festa", e não coisa séria - pode mesmo prejudicar e até mesmo desmotivar os jogadores.

Vejam sobre a idéia do protesto na comunidade do América no Orkut.

E vocês, que acham?



12 comentários:

Guilherme disse...

Concordo e discordo...

CONCORDO que os torcedores de fora dos centros do futebol brasileiro (RS, SP, RJ, MG) devam apoiar mais os seus clubes locais ao invés de ser simpatizantes de clubes do "sul" (onde sul significa cidades com temperaturas de no mínimo 20°C e que fazem seus moradores tirarem os casacos de pele do armário). O apoio deve ser comparecendo aos estádios e cobrando dos dirigentes gestões sérias nesses clubes (não vi na notícia do protesto nada contra os dirigentes que levaram o clube à primeira divisão no ano passado, mas não reforçaram o grupo para competir no ano seguinte). Talvez seja por que já sabiam que não iam permanecer no ano seguinte e o único objetivo era mesmo assistir ao jogo Flamengo v. América.

DISCORDO, na parte que pretendem queimar ou destruir símbolos dos centros do futebol. Os clubes não fizeram nada contra esses torcedores, por que responder com essa agressividade? Eu não gostaria de ver esses torcedores queimando o manto sagrado do Imortal. Querem valorizar seus clubes? Pois assim o façam, sem precisar diminuir os clubes. Minha sugestão seria a criação de torcidas que apoiem o clube incondicionalmente como a Geral do Grêmio, a Popular do outro time de Porto Alegre, e tantas outras do centro do país (aka "sul") que estão imitando as torcidas do Sul (esse Sul tem temperaturas mínimas próximas de 0°C). Lembrando que as torcidas não devem interferir na gestão do clube ou do time, mas fiscalizar.

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Anônimo disse...

a idéia de protestar pode ser uma boa, mas o método é levemente fundamentalista. Nunca vi uma cobertura jornalística simpática ou que pelo menos apresentasse razoavelmente os motivos de um grupo de árabes ou muçulmanos uqe queimam bandeiras dos estados unidos e da inglaterra (ou da polônia, no episódio das charges do profeta).
A comparação exagera, mas o que quero dizer é que não acredito que se vá criar empatia com outras torcidas.
Veja os corintianos, por exemplo. O time deles vai cair, mas eles não vão queimar nada.
Além disso, é preciso avaliar o impacto de uma estratégia nascida no orkut.

Anônimo disse...

De fato, os cearenses, em regra, são mais ligados aos clubes locais: Ceará, Guarani de Sobral, Fortaleza, Icasa de Juazeiro do Norte...
Quem sabe, resquícios da Confederação do Equador, meus caros.
Que me corrijam Karin Ainouz, Mona Gadelha, José Wilker ou Raimundo Fagner.

Unknown disse...

"eles têm que se preocupar com o time ridículo que colocaram no campeonato e não inventar desculpas!"

Amigo, que comentário ridículo. Por acaso você é um analfabeto funcional? Quem falou em desculpas?
Nós nos preocupamos com o time sim e já protestamos contra a diretoria;
*O corinthians não queima bandeira de outros clubes porque não existem membros em sua torcida que torcem contra o proprio clube

Olavo Soares disse...

Felipe, se você não percebeu, meu comentário foi irônico.

Gustavo Guedes disse...

Essa é pra você, que é Paraibano, misto, flamerdista, e vem a Natal para o jogo amanhã (28/10):


Se vc se encaixa nesses requisitos, você ouvirá em alto e bom som, entoado pela Massa Rubra Americana, o seguinte coro:

ÊH ÊH ÊH
NA PARAÍBA NÃO TEM TIME PRA TORCER

E se você é misto cearense, pernambucano, alagoano, sergipano e etc, e se dispôs a vir para o RN para envergonhar o nosso Estado e o Nordeste como um todo ... sinta-se igualmente ofendido.

Aos mistos daqui, não se preocupem, estes já estão sendo devidamente humilhados, não só pelos Americanos, mas também pelo próprio time do flamengo.

Tá duvidando? Tá aqui a prova:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Flamengo/0,,MUL160641-4282,00.html

Isso é pra vcs aprenderem a ser GENTE.

MISTOS, VOCÊS SÃO UMA SUB-RAÇA

Texto criado por: Coração.
Membro e TORCEDOR da Comunidade Oficial do Clube América de Natal

.

A cor do teu escudo é a do meu peito.

Meu sangue tem a cor da tua história.

Existe em tuas cores toda a glória

Razão por que tua cor impõe respeito.

Intenso é o teu vermelho na vitória,

Colores tudo em mim: corpo e memória.

América é a cor da qual sou feito.

.

Anônimo disse...

Já morei no nordeste e tenho certeza que a torcida do Flamengo será maior que a do América.
A última pesquisa que saiu foi tendenciosa. Deve ter sido feita dentro do estado de São Paulo. Quem conhece o Brasil sabe que a torcida do Flamengo tem muito mais que 12%. E tenho convicção que a segunda torcida é a do Vasco. Os times de São Paulo não têm apelo popular fora do estado de SP. Não lotam estádios no centro-oeste, Norte e Nordeste como fazem os clubes do RJ.
Como faz para aparecer um nome no comentário? Tem que ter um blog?

Gerson Sicca disse...

Queimar as camisetas é radicalismo. Mas os caras têm razão. Esse espírito de colonizado mata o futebol local.

Glauco disse...

Pode até ser exagero, mas é ao menos uma forma de reagir contra esse sentimento de torcer pra time grande de fora. E dá-lhe América!

Nicolau disse...

Claro que o protesto acaba atingindo torcedores inocentes dos clubes grandes e eu ia detestar ver uma camisa do Corinthians sendo queimada. Mas entendo a causa. E Dá-lhe América!

PS.:Anônimo, para aparecer o nome, no campo Escolher Identidade, clica em "Outro" e preenche seu nome.

Anônimo disse...

Vou tentar deixar meu comentário aqui.

Acho que independente do estado que o cidadão nasceu, ele tem a liberdade de escolher para qual time vai torcer. Se nasceu no Mato Grosso e escolhe torcer pelo São Raimundo, problema do cara. Se o São Raimundo for jogar em sua cidade, ele deve aproveitar a rara oportunidade e ir ao estádio mesmo. A “torcida local” deve se preocupar com a situação do seu time ao invés de ir queimar camisas dos outros times. Isso é um ato que não traz nada de benéfico, só fomenta a violência.

SRN.

Guigus disse...

Com relação à citação “O fenômeno, como se sabe, é muito comum no Nordeste. Com exceção de Bahia, Pernambuco e talvez o Ceará...” tenho a dizer o seguinte:
Na Bahia, o fenômeno não é uma exceção assim tão massiva. É mais restrito à capital, Salvador. Nela sim, a imensa maioria da população torce para os times locais. No(s) interior (es), quanto mais afastado de Salvador e mais próximo do “Sul”, a coisa é um pouco diferente. Muitos torcem para times de outros estados, por influência dos pais, por sua vez ouvintes da antiga rádio Tupi [o meu velho por exemplo é Fluminense-RJ], dá TV Globo [mais recentemente] e dá situação péssima porque passam os dois representantes baianos.