Destaques

quarta-feira, junho 06, 2007

É tudo mentira

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Reprodução
Com título similar a um CD que só o Google encontra, quando recebi o release do livro umas cinco vezes, com remetente Carmem Age, achei que um resumo quer dizer pouco, muito pouco.

A Bíblia em Xeque é um livro de Paulo Sérgio Moura, médico cearense que passa metade de seu tempo em Fortaleza e outra metade em Castanhal, no Pará, a 77 quilômetros de Belém. Médico oftalmologista, é ateu convicto. A obra, recusada em várias editoras e rodada por conta e risco do autor em pequena tiragem, “pretende desmacarar a Bíblia”. Para ler, ele avisa, “é preciso coragem e inteligência”. Confesso que não li.

Em entrevista exclusiva ao Futepoca, ele explica seus motivos.

Dízimo
Dr. Moura poderia citar vários motivos que o levaram a escrever e dedicar anos de sua vida à pesquisa “a respeito das fraudes e excrescências do livro sagrado” do cristianismo e do judaísmo – considerado ainda pelos muçulmanos. O que ele faz questão de explicar é o lado que considera nocivo do dízimo. Como médico, conta ser freqüente ver pacientes sem dinheiro para se alimentar corretamente ou comprar medicamentos. “A gente vê pessoas humildes que sofrem uma verdadeira lavagem cerebral e são extorquidas por dízimos, essa roubalheira que existe em todas as igrejas”. Apesar de se considerar “uma gota num oceano”, pretende abrir os olhos daqueles que considera vítimas de padres e pastores.

Pontífices
Além das escrituras propriamente ditas, o autor explica que estudou a história da Igreja Católica, com especial afinco aos papas, “inclusive o atual, Bento XVI, um verdadeiro crápula”. Pelos levantamentos de dr. Moura, Joseph Ratzinger foi telegrafista do líder nazista Adolf Hitler e chefe da Opus Dei antes de ser o sumo pontífice da Igreja Católica.

Esquizofrenia
A Bíblia é um embuste “do Gênese ao Apocalipse”, e foi escrita e reescrita por diversas vezes. Um exemplo que dr. Moura tem especial satisfação em apresentar é a descoberta, quase ao acaso, a respeito de uma peculiaridade da figura de Jesus Cristo. Ele lia o Código Internacional de Doenças (CID) no verbete “Esquizofrenia”. Viu listadas 11 características, das quais bastaria o enquadramento em duas ou três para diagnosticar o doente. Pois bem, analisando a personagem bíblica de JC, o pesquisador ficou estupefato ao constatar que o personagem enquadrava-se em todas, que incluem se referir a si mesmo em terceira pessoa (como Pelé, Dadá Maravilha, Viola e outro que, provavelmente, diria que "nunca, na história da República..."), achar que os pais são pessoas importantes, ter descuido com trabalho, com higiene, comportamento ciclotímico (períodos de excitação, euforia ou hiperatividade, que alternam com outros de depressão, tristeza ou inatividade, segundo o Houaiss), além de ver coisas e ouvir vozes.

Contradições
“Todas as mentiras da Bíblia estão no livro”. Pelo Antigo Testamento, nas contas do autor, Adão, o primeiro homem, seria de cerca de 5 mil anos atrás. No entanto, os testes de Carbono-14 apontam fósseis humanos de milhões de anos. Um arqueólogo de Tel-a-Viv, capital de Israel, fez escavações e estudos que sustentam que nunca houve muralhas em Jericó. Além dos inúmeros trabalhos científicos citados, contradições são apontadas nas próprias variações dos evangelistas. “São quatro ressurreições, uma para cada evangelista”. E Moisés que desceu do monte Sinai com as tábuas dos dez mandamentos, dos quais o sexto é “não maratás”, mas assim que viu os idólatras, mandou matar os infiéis (?). Em Jeremias, Deus se tornou o primeiro infanticida registrado na história, ao mandar que as mães matassem e ingerissem seus próprios filhos. Isso sem falar na misteriosa mulher de Caim que, depois de matar o irmão Abel, encontrou uma parceira que nenhum vínculo tinha com os únicos humanos descritos até então, Adão e Eva. “De onde surgiu ela, se só havia três humanos?”

Fábrica de ateus
Apesar do boicote das editoras que procurou – das quais apenas uma admitiu que não aceitava o livro por ter muitos clientes católicos e evangélicos –, dr. Moura garante que todos que leram Bíblia em xeque se tornaram ateus convictos. É sua cruzada para acabar com a Bíblia.
Um pastor com quem ele debateu certa vez se mostrou ressabiado com sua argumentação e, no final do embate, chamou-o de lado para confessar:
— O senhor tem toda razão...
— Ora, pastor! Então, por que o senhor não repete isso no púlpito?
— Tenho família para criar, doutor...
Depois da confissão do pastor, que reforçou sua convicção, o objetivo do médico é fazer o Brasil chegar ao patamar dos países nórdicos que têm ateus respondendo por 60% da população (sempre, obviamente, segundo ele. Até o fechamento deste post, as embaixadas dos países nórdicos não responderam à reportagem). Seu próximo trabalho, A verdadeira história de Jesus, toma os Evangelhos Apócrifos como base para “mostrar a verdadeira face desse louco que era Jesus”.

Os interessados na obra podem entrar em contato pelo pmoura@linknet.com.br











O médico Paulo Sérgio
Moura
garante: quem
leu o livro virou ateu.

6 comentários:

Marcão disse...

Em 2000, trabalhando em Fortaleza, li e resenhei para a revista Inside Brasil o livro "Dos porões sombrios do Vaticano - Trinta Papas que envergonharam a humanidade", do também cearense Jeovah Mendes (Ed.Livro Técnico). Quem quiser acreditar no que está escrito lá vai ter o Vaticano literalmente como um prostíbulo de luxo.
Entre outros descalabros, conta a história de um Papa que na verdade era uma mulher disfarçada, Joana. Ela teria engravidado de um serviçal, Floro, e dado à luz em plena procissão até o Palácio do Latrão, sendo morta e atirada no Rio Tibre em seguida.
E por aí vai o desfiladeiro de Papas gays, ninfomaníacos, ladrões, fraticidas e cheios de filhos bastardos, por séculos a fio. Repito: acredite se quiser (mas não deixa de ser uma leitura curiosa). Pena que não fiquei com um exemplar.
No Ceará, talvez muito mais que em outros estados nordestinos, o catolicismo ainda é um poder de fato - como já foi no Sudeste, até há 50 ou 60 anos. O calendário católico é lei e as pessoas são sinceramente beatas, muitas vezes fanaticamente. Grande parte dos homens com mais de 50 anos fatalmente foi interno de seminários na infância ou adolescência.
Palavra de cardeal ou bispo, lá, vale tanto (ou mais) que a do governador e a do presidente. Por isso, essa proliferação de escritores cearenses malhando a igreja católica dessa forma, e com tal rigor, não é de se espantar.

Glauco disse...

"Rigor" implica seriedade. Com todo respeito aos autores, não acredito ser o caso...

Nicolau disse...

Acho que o sentido de "rigor" usado pelo Marcão foi em relação À surra de cinta que os cabras dão na igreja, sejam ou não rigorosos na apuração dos fatos. De minha parte, acho até engraçado.

Anônimo disse...

um fala de rigor, outro cinta... vcs tão falando de igreja ou de traje?

lbssantos disse...

Quero esse livro,estou curioso pra saber sobre essa fraude chamada BIBLIA.

Anônimo disse...

Fiquei interessadissima na leitura,depois das aberrações e escandalos na igreja,em especial a catololica,nao custa ver a versão de homens tanto quanto as da antiguidade, tais como os que escreveram a biblia