Destaques

sábado, maio 19, 2007

Conselheiro Acácio

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Como é sábado, os jogos da rodada do Brasileiro ainda não começaram e a halopatia pra curar amidalite causa efeitos deletérios em qualquer ser vivente, posto aqui uma homenagem a esse personagem tão citado nesse blog: Conselheiro Acácio.

Não, Olavo, não é aquele goleiro do Vasco que incrivelmente chegou a vestir a camisa da seleção. Trata-se do personagem do romance O Primo Basílio, de Eça deQueiroz. Aproveitando o grande manacial do sempre útil Wikipedia, está lá a descrição do glorioso personagem.

Já o Houaiss assim define a palavra "acaciano": adjetivo e substantivo masculino que ou quem se mostra afetado, ridículo pelo uso de fórmulas convencionais ao falar ou pela maneira pomposa de ser; acacianista, acacista

Esta figura fictícia tornou-se célebre como representação da convencionalidade e mediocridades dos políticos e burocratas portugueses dos finais do século XIX, sendo até à actualidade utilizada para designar a pompa balofa e a postura de pseudo-intelectualidade utilizada por muitas das figuras públicas portuguesas. Deu origem ao termo acaciano, designação utilizada para tais figuras ou para os seus ditos.

Acácio se expressava sempre com chavões e frases vazias que ou remetiam a um lugar comum ou simplesmente não diziam nada. Falso moralista, também adorava citações. Como esse blog se dispõe a falar de política e também de futebol, mundo recheado de tantos personagens pomposos e óbvios, pode-se entender a insistente recorrência ao glorioso Acácio.

0 comentários: