Destaques

segunda-feira, maio 07, 2007

Blog é condescendente com Santos e São Paulo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Seguindo a escola estatística do companheiro Marcão e motivado por torcedores insatisfeitos com suposto favorecimento ou desfavorecimento do seu time de coração, o Observatório Manguaça fez um levantamento dos posts a respeito dos quatro grandes de SP nesse blog.

A idéia foi avaliar o conteúdo dos posts que tratam desses times em Laudatório, texto que só tem intenção de jogar confete, não baseado em qualquer critério mais racional; Positivo, texto que, baseado em algum critério mínimo, fala bem do time; Neutro, aquele que, em geral, só repercute uma notícia sem fazer juízo de valor; Negativo, o post que fala mal, mas com critério; e Negativo com sarcasmo, ironia ou escárnio, aquele que fala mal, mas com venalidade.

Alguns posts foram ignorados, como os que falam dos quatro ao mesmo tempo. Todos do genêro eram puramente noticiosos e, nesse caso, acabavam se "anulando". Já os que falavam de dois ou três times foram considerados. Assim, abaixo está o resultado:

Vê-se que, do total de posts, a maioria se refere ao Corinthians. Isso significaria que os blogueiros de cá são corintianos? O gráfico a seguir diz que não...

No total, são 86,7% dos posts falando mal do Corinthians. Para efeito de comparação, vejam o que se fala de Santos e São Paulo.



O Santos é o time com menos posts negativos, um total de 37,1% e o São Paulo vem em seguida, com 45,9%. Já o Palmeiras tem 60,7%. Quando se trata de textos laudatórios, o Tricolor lidera com 10,8%, enquanto o Santos tem 5,7%. A preferência clara dos membros do Futepoca é falar mal, dos times alheios ou do próprio. Mas tem um time que é claramente agraciado nesse quesito:




Outro detalhe contra o Corinthians é que, enquanto os outros torcedores falam mal do próprio time e são responsáveis por boa parte dos comentários negativos destes, no caso do Timão, a coisa inverte. Ele é basicamente esculachado por rivais.

É bom dizer, para esclarecer os leitores, que o blog tem três santistas (sim, em algum lugar fora da Baixada somos maioria), dois sãopaulinos, um palmeirense, um corintiano e um atleticano. Fora isso, estatísticas do gênero são feitas em geral de madrugada ou sob efeito de álcool, o que pode comprometer a lisura dos números. Mas é por aí mesmo. (Gráficos por Anselmo)

11 comentários:

Anônimo disse...

acho que o único q tem razão de paranóia é o atleticano. Nem na pesquisa do Iuperj-Futepoca entrou.

papelão.

Nicolau disse...

Isso é um absurdo! Uma perseguição clara ao Timão arquitetada por sãopaulinos e santistas! Depois corintiano que pega nope dos outros.
Sobre o atleticano, se entrasse, só teria posts laudatórios. Da própria autoria.

Anônimo disse...

Acho um absurdo a ausência do atlético nas estatísticas. Um time que tem a terceira maior torcida das minas gerais merece todo o nosso respeito.

Marcão disse...

22,9% de posts positivos para o Santos contra 13,5% para o S.Paulo. 11,4% de posts negativos com sarcasmo e ironia para o Santos, 24,3% para o S.Paulo. Empate técnico?

Glauco disse...

Em algum momento alguém falou que era empate técnico? Destaco novamente: "O Santos é o time com menos posts negativos, um total de 37,1% e o São Paulo vem em seguida, com 45,9%. Já o Palmeiras tem 60,7%. Quando se trata de textos laudatórios, o Tricolor lidera com 10,8%, enquanto o Santos tem 5,7%". O que salta aos olhos, e é o cerne do post, é a diferença entre os posts sobre o Corinthians e os demais.

Anselmo disse...

peraí.

A apropriação metodológica do Iuperj no estudo do FUtepoca tinha um objetivo: constatar que o São Paulo não é o mais mal-falado.

Além de comprovar a tese, encotrou outro dado. O blog é muito mais santista do que os santistas admitiam.

Mostrou tbem que, muito mais do que preferir um ou outro time, falar mal é o esporte predileto depois de beber. E, na prática da maledicência, ter o Corinthians como alvo é o barato.

O título, embora tendencioso sim por "igualar" Santos e São Paulo apesar das diferenças percentuais, dá conta de que os dois times são os mais bem-falados.

Eu preferiria ter na manchete: "Corinthians só apanha. Até no Futepoca". Mas aí seria muita discriminação contra os alvi-negros e pouco provocativo diante da atual falta de ânimo pela crise no Timão.

Opinei.

Marcão disse...

Voto no Anselmo para diretor-superintendente de Análise Analítica (AA) do Iuperj!

Glauco disse...

Seria analítica ou etílica? A segunda talvez seja mais apropriada...

fredi disse...

Se comentário valesse, o Galo estaria também entre os mais falados, como se vê neste espaço.

A única gracinha que responderei é que se o Galo entrasse só teria textos laudatórios. Como se o escrivinhador aqui não sacaneasse até o próprio time.

Aliás, há um motivo hoje para o mau humor. A contratação do Geninho. Para dar certo, só com mágica (pronto, trocadilhei).

Só um ponto de discordância com a análise dos dados: somos extremamente condescendentes, senão 100% dos comentários seriam depreciativos ao atual curinthia do Duailibi?

Vc discorda, Nivaldo?

E é estranha essa fixação do Renato (seo uai uai) pelo Galo... Tá querendo torcer por outro alvinegro ou é uma Maria disfarçada (nome das gazelas azuis mineiras, o equivalente aos bambis daqui. Pronto, provoquei)

Nicolau disse...

Olha, de minha parte, tudo contra o Dualib, assim como tudo a favor do Corinthians. mas vocês me deixam constrangido de falar mal do meu próprio time, já que não param de bater. É um absurdo um torcedor como eu se ver pressionado a não xingar a própria diretoria.

Anselmo disse...

censuraram os gráficos! malditos!