Destaques

sexta-feira, março 02, 2007

Se não é verdade, que desmintam rápido

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Matéria da Agência Estado de hoje (clique aqui pra ler) traz em letras garrafais: "Maluf e Marta podem ser aliados nas eleições de 2008".

O texto tira essa conclusão com base em um jantar flagrado nessa quarta entre o deputado federal Cândido Vacarezza (PT-SP) e seu ilustre colega Paulo Maluf. Quando ouvidos pela reportagem, ambos afirmaram que o encontro não tinha relação com as eleições municipais do ano seguinte, e sim tratavam de assuntos da Câmara; mas aí a matéria se baseia em conversas ouvidas por pessoas próximas à mesa (?) e por "fontes próximas" aos deputados.

De acordo com quem batia o rango ao lado dos parlamentares e com essas tais fontes, Maluf e Vacarezza traçaram os pontos da aliança PT-PP (que inclui outros partidos) para o pleito municipal. A aliança teria Marta Suplicy como cabeça de chapa e um vice que teria a chancela do próprio Paulo Maluf.

A elaboração da reportagem - o que se nota no próprio texto - não é das mais dignas de confiança. Tanto que os personagens principais foram ouvidos, desmentiram a hipótese do texto e mesmo assim a linha da matéria foi mantida. Nada surpreendente, já que conhecemos a má vontade que o Partido dos Trabalhadores motiva em muitos setores da imprensa.

Por outro lado, como se diz por aí, "a merda tá feita". Essa matéria será lida e comentada por muita gente e repassada por email a tantos outros. Paulo Maluf se consolidou (justamente, diga-se de passagem) como a "encarnação do mal" na política de São Paulo. Se o PT quer dar um tiro no pé, basta oficializar uma aliança com ele. Por isso o dito no título da mensagem: se isso não for verdade, que o PT seja enérgico em desmentir. Para evitar que a imagem do partido seja ainda mais atacada.

12 comentários:

Glauco disse...

A Marta deve ficar com um ministério e, a não ser que as "bases" insistam em sua candidatura e ela estiver muito bem nas pesquisas, não seria candidata porque o Lula já vetou. Mas, sinceramente, a conjunção de forças políticas em São Paulo não faria dessa aliança (toc, toc, toc) algo muito absurdo de ser concretizado, embora tenha efeitos colaterais terríveis.

Edu Maretti disse...

O Glauco tem mais condições de falar sobre esses temas políticos e questões petistas do que eu, mas acho difícil que a Marta não seja candidata à prefeitura. A chance de ela se eleger é imensa. Acho também muito difícil que haja um veto definitivo do Lula, já que tudo vai depender muito de uma conjuntura que hoje não podemos prever com certeza. E o PT, me parece, está muito ruim de quadros para as próximas eleições majoritárias. Vai perder a prefeitura porque o Lula não quer a Marta? Acho difícil.
E, Olavo, não foi só o Estadão que deu a informação do acordo, está até no Vermelho: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=14204

Marcão disse...

Para quem já subiu em palanque junto uma vez, nenhuma novidade.

Anselmo disse...

Maretti, se o Alckimin for o candidato tucano, a Marta não leva tão facilmente. O figura ganhou do Lula na capital paulista nas eleições presidenciais tanto no primeiro quanto no segundo turno. E a Marta foi derrotada pelo Serra. Claro que ocontexto seria outro. Mas se derem uma pastinha boa pra ela, que dê destaque e projeção nacional, o foco almejado deixa de ser a prefeitura e passa a ser outro (embora eu ache esta última possibilidade remota).

Anselmo disse...

ah, sobre a iniciativa do Vacarezza que é tema do post do Olavo... seria terrível, é fato. Também não seria novidade, infelizmente, ver petistas e malufistas no mesmo palanque. Há um flanco malufista que, hoje, pretere mais aos tucanos do que qqr coisa. O mesmo ocorre com setores pra lá de pragmáticos do petismo.
e vamos lembrar que o PP faz parte da base de sustentação do governo LUla no Congresso.
mas o maluf está além disso, o q faz da hipótese aventada na matéria terrível...

Sr. Vizzatti disse...

Se o Maluf sozinho e a Marta sozinha deixaram cicatrizes na face de São Paulo quando passaram pela prefeitura imagina só o que eles podem fazer juntos.... Meu Deus!!!!!!!!!!!!
Seria o Armagedom se aproximando?
Já vejo cenas dignas de grandes Épicos da história do cinema, sigam o Roteiro:
Uma chuva se apróxima, o céu se fecha de nuvens negras, do alto de um prédio Maluf e Marta de mãos dadas apreciando a cena. Um silêncio paira no ar, de repente a chuva cai e uma grande enchurrada vai se espalhando por ruas e avenidas, acompanhada da trilha sonora de "o vôo do besouro", varrendo tudo pela frente... NÃO PERCAM NUM CINEMA PERTO DE VC!
Esta coligação é tão fantástica quanto, não é mesmo?
Deus não seria tão sárcastico de permitir.

Glauco disse...

Quem não deixou muitas cicatrizes em São Paulo foi o Serra... não deu muito tempo, embora tenha se esforçado. Mas deixou o Kassab, que é um belo presente. Comparar Marta e Maluf é um exagero ímpar que só se justifica pela "antipatia" da ex-prefeita, como se FHC e quetais fossem muito simpáticos. Será que é porque ela é mulher? CEUs, Vai e Volta, uniforme e material grátis, renda mínima, Bilhete Único,Passa-Rápido, não valem nada? Ou valem a mesma coisa que o Cingapura? Um pouco de critério, por favor...

Sr. Vizzatti disse...

"CEUs, Vai e Volta, uniforme e material grátis, renda mínima, Bilhete Único,Passa-Rápido, não valem nada?"
Respondo essa pergunta. Não valhem de nada se não tiver profissionais preparados prá utilizar de forma correta.
Na época em que surgiram o CEUs participei de um grupo de teatro ainda na gestão Marta.
O Professor estava há 6 meses sem receber o salário combinado mas continuava ministrando as aulas mais por amor do que por obrigação. O dinheiro do bilhete único demorou prá ser repassado para as empresas, tanto é que isso só foi resolvido na gestão Serra.
Pasa-rápido melhorou a vida de quem utiliza ônibus sim, mas por quanto tempo? A população está cerscendo, "passa-rápido é um tapa buraco que não aguentará por muito tempo, quem passa por ele todos os dias sabe disso.
obs: o terminal rodoviário do Tietê é um projeto do Maluf e quando estava sendo construido foi considerado uma obra "faraônica", isso na época, hoje não está mais adequado as proporções de São Paulo. A avenida Anhaia Melo, começou na gestão Maluf com 6 pistas e terminou em outra gestão com apenas duas.

Thalita disse...

A justificativa do "dá certo agora mas por quanto tempo" mostra a falta de motivos pra crítica. É claro que, quando a cidade cresce, as estruturas antigas vão deixando de dar conta do recado. Mas é bom lembrar que a construção dos corredores de ônibus foi abandonada (e é por isso que logo eles não vão adiantar mais para nada) e que São Paulo está em um ritmo de crescimento muito lento. Há até quem acredite que logo a população vai diminuir.
Mas a Marta fez o que estava em seu alcance. E certamente foi muito melhor do que as obras "classe média" de Serra/Kassab/Matarazzo: reforma de praças com adaptações anti-mendigos, rampas anti-mendigos...
Ou seja,

Glauco disse...

"O dinheiro do bilhete único demorou prá ser repassado para as empresas, tanto é que isso só foi resolvido na gestão Serra". Como toda adaptação para um novo sistema, pode haver erros, como tantas vezes ocorreu em outros governos das mais diversas linhas ideológicas. O que você esqueceu de mencionar é como o problema foi "resolvido". Com reajuste de tarifa, uma típica solução tucana, além da restição do bilhete aos cadastrados e outros óbices para que a população continuasse a usufruir o serviço, algo que não acontece em outras cidades do mundo que tem modelo semelhante. Realmente, fico muito feliz que os empresários do transporte - cidadãos honestos e probos que geram empregos - estejam recebendo em dia. Como o transporte em São Paulo melhora a cada dia, nada mais justo.

Sr. Vizzatti disse...

só que esse repasse de verba demorou a chegar a mão dos motoristas de lotação que apesar de serem mal vistos pela sociedade também precisam alimentar suas familias também.
Com planejamento adequado não há falhas tanto em micro quanto em macros, não adianta só mostrar o serviço tem que haver um planejamento para que ele sempre funcione.

Glauco disse...

Não, a Marta não atrasou repasses para perueiros. A questão é que eles antes recebiam em dinheiro vivo e, com o bilhete, obviamente passaram a receber dinheiro depois, já que não dá pra fazer conversão imediata de bilhete em dinheiro. Simples assim. Mas, com toda choradeira, a Marta fez algo que aí sim achei desnecessário: deu adiantamento para os mesmos. Mas a chantagem por parte de empresários de ônibus e quetais só acabou quando Serra cedeu à pressão e reajustou a passagem. Muito bom pra população...