Destaques

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Socorro, Sílvio Luiz

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Tostão, num texto de final de ano há uma ou duas temporadas, elencou uma série de coisas que o irritavam. Uma delas, os narradores de jogos de futebol na TV. É impressionante a falta de estilo, de personalidade, de competência e – já que estamos falando de narração – de voz dos atuais narradores. O mais impressionante, porém, é que parece que as direções dos canais não estão nem aí para isso.

Assistir aos jogos da seleção sub-20, por exemplo, é uma tortura. Você fica entre o esganiçado Paulo Andrade, da ESPN Brasil, e o jovem Luciano do Vale. Luciano pelo menos tem voz, o que já é uma vantagem em relação ao da ESPN/BR. O problema dele, no entanto, é o ufanismo enfadonho e seus comentaristas, entre os quais o pernóstico e intolerável Mauro Betting. Além do quê, Luciano do Vale parece meio cansado e sem vontade.

Agora, o Paulo Andrade é o cúmulo da falta de “setocômetro” (falo dele como poderia falar de outros igualmente ruins). Seu estilo se resume a berrar, sempre, a penúltima sílaba de um lance de perigo. Exemplo: “Alexandre Paaaaaaaaato”...... ou: “chuta por cobertuuuuuuuura”... ou “invade a áaaaaaaarea”.... ou “cabeceia pra fooooooora”. Será que não existem cursos de narração? Não há ouvido nem paciência que agüente. Não existem mais narradores criativos, como Sílvio Luiz (hoje na Bandsports), que inventam bordões, dialogam com o espetáculo. “Pelo amor dos meus filhinhos”.... ou “Foi, foi, foi, foi foi foi ele, Romário, o craque da camisa número 11”, dizia Sílvio Luiz.
Como não pensar no “Pelas barbas do profeta!”, que Sílvio proferia nos bons tempos para falar de um lance de perigo?

Num trabalho de conclusão de curso em 2005, intitulado “Pelas barbas do profeta: Sílvio Luiz e a busca da narração futebolística para TV”, o aluno Francisco Ângelo Brinati, da Universidade Federal de Juiz de Fora, avalia: “Os telespectadores não se sentem atraídos e preferem baixar o volume de seus televisores e ligar o rádio”. É verdade. Tudo o que acontece de “emocionante” nas narrações hoje é aquele gooooooool interminável e irritante, vindo do fundo da garganta em berros mais ou menos idiotas, quase sempre muito idiotas. Talvez o único narrador atual que tem certo estilo, um humor irônico e que perpassa sua narração com achados inteligentes e não raras vezes engraçados é o Milton Leite, da Sportv.
Paulo Soares, o Amigão da ESPN-Brasil, que tem voz e sabe narrar, tem porém o problema daquele goooool eterno e estridente, além da falta de inventividade. Na Copa do Mundo, não se sabe por quê (talvez pelas emanações emotivas do comentarista Gerd Wenzel, que o acompanhava nas transmissões), o Amigão surtou. Suas narrações dos jogos da Alemanha não podiam ser entendidas a não ser como histéricas. Eu, que sempre gostei do Amigão, tive que mudar de canal, porque era intolerável e ridículo.

Bom, já me alonguei demais. Não deu nem tempo de falar do Galvão Bueno (e do príncipe Luís Roberto). Mas aí já seria demais. Não estou a fim de paradigmas (ou semi-paradimas) hoje.

40 comentários:

Marcão disse...

"Pernóstico e intolerável" é a definição perfeita do Mauro Beting. Eu nunca gostei desse cara, acho que é um puta de um enganador. Além de ter pai famoso (e bem relacionado), a única coisa que esse cara faz é pesquisar um caminhão de coisas na internet e vomitar tudo como se fosse mestre PhD em futebol. E o pior é que ainda tenta ser engraçadinho! Um porre! Quanto aos narradores, eu me incluo entre os que, já há muitos anos, tira o som da TV e liga o rádio. Mesmo o Silvio Luiz, um ídolo, já está meio gagá e não é mais aquele (a exemplo do Luciano do Vale). Prefiro o Zé Silvério, da Rádio Bandeirantes.

Anônimo disse...

Falou bem, hoje em dia temos uma série de narradores sem graça. E o tal de Eder Luiz, que acha que o legal é ficar berrando o mais alto possível? Esses caras acham que assim transmitem emoção. Nada. Galvão Bueno e Luciano do Valle são ridículos por causa do patriotismo. E o Datena então? Meu Deus do Céu! Realmente, narradores como o Silvio Luiz já não se fazem mais.

Edu Maretti disse...

Pois é, Marcão, mas no rádio a gente acaba ouvindo a narração um instantezinho antes da imagem narrada, de modo que fica sabendo do resultado do lance, pelo áudio, antes de vê-lo, o que estraga a coisa. Por isso agüento péssimos narradores na TV.
Concordo que o Sílvio Luiz não é mais aquele. Uma pena.

Glauco disse...

Destes citados, acho o Eder Luiz lastimável. o cara, além de narrar mal, tme o vício de muitos locutores de só falar os nomes dos jogadores de times grandes. Aliás, ele torce grotescamente pro time grande ou paulista que estiver na partida, o que torna a coisa ainda mais ridícula.

Marcão disse...

Mas o tal "delay" (acho que é assim que se escreve) entre o som do rádio e a imagem da TV não é perceptível durante o tempo todo. Porque, assim como na TV, os locutores de rádio não passam o tempo todo narrando o jogo - ficam comentando, fazendo propaganda, brincando etc. E, quando estão narrando, precisam falar tanta coisa para descrever e contextualizar o lance que, naturalmente, sempre estão um pouquinho antes do lance real. No final, a diferença não é tanta. Eu, pelo menos, me acostumei. E em jogos tensos eu até prefiro: o rádio me prepara para coisas que eu quero ou não quero ver (rsrs). Quando o adversário está atacando e o rádio antecipa o gol, eu mudo o canal temporariamente...

Edu Maretti disse...

A coisa mais legal da narração do rádio (mas sem TV) é quando o time da gente tá atacando e a gente ouve a torcida comemorando antes de ouvir o "gooool". E vice-versa, a coisa mais desagradável...

Anônimo disse...

Ah, como é bom discordar! Vamos lá:

- eu acho o Mauro Beting um puta comentarista. O problema dele é só quando quer fazer graça. Mas tem mais conhecimento do que 90% dos que ousam se aventurar na profissão (arrisco dizer que os 10% restantes se chamam Paulo Vinícius Coelho);

- Silvio Luiz e Luciano do Valle têm contribuições históricas para a TV; mas de uns tempos pra cá acho que perderam o tempo;

- talvez se um narrador atual ousasse muito nós o criticaríamos por ser engraçadinho demais e perder o foco. Não concordam?

Marcão disse...

Quem entende de futebol é o Muller: seus comentários de jogo são curtos e sucintos e, por isso mesmo, mostram ao telespectador que 110% do que os outros comentaristam falam é pura invencionice e que esse esporte é muito mais simples do que se imagina - para quem sabe do riscado.
Já o Mauro Beting é um mmero compilador de dados históricos e estatísticos (via internet) que, no frigir dos ovos, só fala lugar-comum. Se não fosse o sobrenome, seria, no máximo, comentarista de jogos de xadrez na Rádio Clube Imperial de Taquaritinga.

Edu Maretti disse...

Concordo com o Marcão. Mas o fato é que minha bronca é especialmente dos narradores, que acho até mais importantes, porque, afinal, mal ou bem, todos nós somos comentaristas, uai! Pode-se fingir que não os ouvimos e boa. Já o narrador fica lá tagarelando e berrando, e é insuportável.

Anônimo disse...

Boa tarde,
Uma mulher pode entrar na roda e comentar com os rapazes?
Pra começo de conversar falar de narradores pouco convicentes e não citar o Galvão Chatíssimo não dá!
Mas assistir ao Sub-20 está sendo de dá dor de cabeça:
1º. Luciano do Vale não me convence, não me emociona, sei lá, não gosto.
2º A coitada da bola anda sendo mal tratada.
3º Muller de comentarista..fala sério gente como voces podem gostar dele!!!??????nao entendo mesmo.

Anônimo disse...

Na minha humilde opinião, Mauro betting é um dos mehlores coemntaristas da tv aberta.
Ele saca muito de futebol.

Anônimo disse...

O Mauro Betting herdou o "bom-humor" do pai. Herdou também o gosto pelos números. Mas não conseguiu emprego como comentarista econômico.

Mas parei pra escrever outra coisa: meu avô dizia que o Zé Silvério era um boçal, que só confundia o ouvinte berrando a todo momento... que bom mesmo era o Pedro Luís, que antecipava as jogadas pelo rádio. E olha eu só o vi escutando jogo com o Fiori Giglioti, cuja fama era de estar sempre atrasado. Mas com o Sílvio Luiz meu avô até simpatizava. E gostava do Osmar Santos.

Eu cresci ouvndo o SIlvério na Jovem Pan. É minha referência de locução no rádio.

Qto à tal contribuição do Luciano do Valle que o Olavo mencionou, ela deve até existir realmente... mas encerra-se pelo fato de a saída dele para a Bandeiranes em 1983 deu espaço pro Galvão Bueno assumir, até hoje, o comando do quadro de locutores da Globo.

Malditos Saad!

(Mas ressalva seja feita: comparar Galvão e do Valle é terrível: a cretinice do primeiro é ímpar...)

Glauco disse...

Corro o risco de ser linchado virtualmente, mas devo dizer que, dos narradores de TV aberta, o Cléber Machado me parece o mais simpático. Não pela "qualidade", mas pelo fato de que, à vezes, nem parece que o cara tá na Globo, tanta merda informal que ele diz com o Casagrande, como se estivesse num boteco. Pelo menos não se mete a sabichão.

Marcão disse...

Concordo. Dos que estão aí, é o que menos me torra o saco. O Casagrande, nas duas últimas transmissões (do Santos, na quarta, e do Corinthians, ontem) me pareceu meio embriagado. Sério: na quarta, sem mais nem porquê, ele começou a fazer um puta discurso contra a Copa do Mundo no Brasil, falando um monte de merda. Ontem, também, ele parecia enrolar a língua e misturar o raciocínio cada vez que abria a boca. Sei lá, deve ser remédio para disritmia, pressão ou algo do gênero.

Edu Maretti disse...

Iara, eu falei, sim, do "Galvão Chatíssimo" no meu post, mas, como disse, não quis me alongar sobre ele, até porque seria repetitivo e teria que ficar chovendo no molhado. O problema (e por isso escrevi) é que não surgem alternativas, cada um que aparece é pior do que o outro. Então, a gente fica sem opção.

Nicolau disse...

Eu também tenho certo apreço pelo Cleber Machado. Erra menos e é mais sossegado, mais bem humorado. O resto, ignora-se. Sobre comentaristas, eu já gostei mais do Mauro Beting, hoje não faço questão. Mas ele se esforça em fazer alguma análise tática, que é a parte mais "matematizável" do jogo. As piadas dele são sofríveis, em geral trocadilhos que rivalizam com os de um colega deste blog. Não gosto do Muller, acho que só fala bobagem. O PVC é bom mesmo, mas escreve melhor do que fala. E tem um outro Paulo, acho que Cesar Vasconcelos, que vi falar na Sportv uma vez e gostei. De resto, só o Juarez Soares, um gênio da análise futebolística.
Eu ja´cheguei a ter opinião parecida com a do Anselmo sobre o Galvão ser infinitas vezes mais chato que o Luciano do Valle, mas depois vi uns dois jogos com ele. Cara, que insuportável! Se ele narrasse tantos jogos quanto o Chatíssimo, seria tão odiado quanto. Falando no demônio, alguém lembra de algum jogo do Galvão que naõ tenha sido, nas palavras do memso "dramático"?

Anônimo disse...

Eu gosto mais do Luis Roberto que do Cleber Machado(ou seria Kleber?)..

Eu não tenho tv por assinatura entao nao posso falar muito, porém, eu gosto do Prieto e de um que tem na Record, que era da Band.
Alguém falou em Paulo Vinicius Coelho? se for um colunista do Lance, também gosto dele, é um que adora numeros..
Sim Edu Mareti..obrigada pela acolhida.

Edu Maretti disse...

É verdade, não falei do Cléber Machado. Que seria aceitável se não fosse um tagarela que não pára de falar nem por dois segundos. Nunca vi nada tão falante. Não dá um respiro, chego até a perder às vezes o jogo de foco, de tanto que esse carinha tagarela. No mesmo estilo (mas na TV a cabo) eu prefiro o Luiz Carlos Jr (Sportv), que pelo menos dá tempo de a gente respirar e VER o jogo.

Anônimo disse...

Eu gosto de mim.
Não muito. Muito menos que outros colegas galácticos da imprensa, certamente menos que alguns titulares da blogosfera. Mas o suficiente para dormir tranqüilo.
Até porque não me levo por demais a sério. Quem se leva muito a sério não merece crédito.

Pernóstico, tento não ser. Mas todo comentarista é presunçoso por excelência. Dar opinião não é das coisas mais fáceis de serem feitas. O Edu deste futebol sabe como é.

Intolerável, mil perdões. Sou radicalmente contra radicalismos. Tento ser o mais tolerantes possível. Muitas vezes, por isso sou criticado. E acabo sendo intolerável.
Uma pena. Questão de gosto. Como bem sabe o Edu.

O Marcão comentou por aqui que vomito estatísticas, histórias e outras coisas nas transmissões. De fato, já fiz muitas vezes isso. Exagerei. Vez ou outra, ainda faço. Depende do jogo, do interesse da partida, do nível da equipe.
Mas, parece, é dever estar informado a respeito do que vou comentar. É dever pesquisar em livros, revistas, internet, amigos, na memória.
Perdão, apenas, pela tentativa de ser engraçadinho. Não se pode acertar sempre. E muito menos errar. Acho que ainda consigo ficar na média.
Agora, Marcão: imagine quantas emissoras de rádio, televisão, jornais, sites e revistas precisaríamos ter no Brasil para abrigar todos os filhos de jornalistas.
Sorte minha que o meu pai é editor do Lance! Como já havia sido da Folha da Tarde e do Agora. Sorte minha que ele foi chefe da "Placar", da "Revista 10" e da "Trivela", revistas onde trabalhei ou ainda trabalho.
Sou feliz em ter um pai que foi diretor da Rádio Gazeta, USP e Bandeirantes. Um pai que foi chefe da Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Topsports e Bandsports. Editor-chefe da PSN.com, AOL e Yahoo!
Ainda bem que ele me arranjou serviço em todos esses lugares.
Não fosse o nepotismo, estaria frito.
Mas, como sou um enganador, é bom parar por aqui. Na verdade, pelo que o Marcão disse, não sou filho do Joelmir. Sou um filho da mãe.
Questão de gosto

Anônimo disse...

Perdão pelo anônimo do post anterior.
esqueci de assinar.
sou eu mesmo, Mauro Beting.
maurobeting@uol.com.br

abraços a todos, e podem continuar me detonando.

Nicolau disse...

Cara, que saia justa, hehe. Ainda bem que o Mauro Beting respondeu com bom humor (valeu pela leitura, ainda que nessa circunstâncias...). Mas é uma situação interessante. A proposta do blog é justamente trazer dicussões de boteco para a internet, ampliar o alcance do balcão. E foi isso que o Marcão fez (e todos nós também), comentários do tipo são feitos às dezenas em bares do país todo. Só que, aqui, o comentado ouviu. É tipo falar mal de alguém e o cara estar na mesa do lado no bar... No mínimo, curioso.

Marcão disse...

Se eu tivesse um pai como o seu, Mauro, pode ter certeza que eu faria extamente o mesmo. Mas desconsidere esse papo de bêbados, seja bem-vindo ao Futepoca e sinta-se convidado para, qualquer dia desses, travar uma saudável troca de insultos (entre amigos) lá no Bar do Vavá, em Pinheiros. Daí, confirmará que, como "analista de mídia" e conhecedor de futebol, eu sou mesmo é um bom cachaceiro...
Abraço - e escreva!

Anônimo disse...

Marca de encontrar o Mauro e vc vera quem é ele , o cara é um ser humilde , inteligente e simpatico coisa que falta em 90% dos comentaristas e narradores de esporte.

Anônimo disse...

Bar do Vavá!
É só marcar a hora e (a falta) de razão.
estamos nessa.
(só que, entre nós, aí é que serei intolerável a ainda mais pernóstico: não bebo).
só sakerinha de sirigüela...
tô perdido.
falando sério:
vocês têm o meu mail.
vamos marcar, sim.
e sair no tapa

Marcão disse...

Opa! Agora ouvi conversa! Apesar do imperdoável hábito abstêmio, a disposição de tolerar cara-a-cara um bando de "pernósticos e intoleráveis" (como eu) é o suficiente para, pelo menos de minha parte, reconsiderar publicamente as ofensas gratuitas que postei aqui. Vou combinar com os outros manguaças e escrevo para teu emeio. E, Mauro, prepare-se: o Vavá é ex-árbitro de futebol e tem mais histórias que a Bíblia sobre o assunto. Abraço e, reitero: bem-vindo ao Futepoca e sinta-se à vontade para escrever o que bem entender.

fredi disse...

O poste (vai assim mesmo, com e) rendeu, pelo menos para o Marcão que conseguiu ser odiado por mais um (rarará). Nada que ele não esqueça depois de uma centena de Skol).

Mas a participação do escriba aqui é para falar de outra sandice.

Sem levar em consideração a citação que o Nicolau (vulgo Nivaldo) fez sobre alguém que faz trocadilhos, não sei a quem se refere, vou encaminhar uma denúncia à comissão psiquiátrica do Supremo Tribunal da Manguaça pelo seguinte comentário:


"De resto, só o Juarez Soares, um gênio da análise futebolística."

É ou não é para internar e dar eletrochoques? A única desculpa possível é se tiver bebido Kaiser ou Schin sem álcool quente. Daí não há cérebro que resista...

Marcão disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcão disse...

É um campeonato difícil, os time tão nivelado mas meus companheiro tão se esforçando batante e o professor tá trabaiando sério. Por isso, a gente fazemos o possível pra agradar a torcida e ser odiado cada vez mais.
Sobre o Juarez, apesar de concordar com o Fredi, revi recentemente o jogo São Paulo x Barcelona, pelo Mundial de 92, e me espantei: o Barcelona tinha saído na frente e o Juarez comentou que, assim que o Muller conseguisse partir pra cima do Ferrer, o tricolor empataria. Um minuto após o comentário, o Muller deu aquele drible humilhante no Ferrer e cruzou para o Raí empatar...

Edu Maretti disse...

Realmente, chamar o tal China de "um gênio da análise futebolística" só pode ser ironia. Entendi assim. Se não for, recomenda-se internação.

Nicolau disse...

Considero temerária a intenção de membros dete fórum em julgar a sanidade alheia. Se começarmos a impor sanções de cunho mental, não vai sobrar ninguém pra contar a história. Pensem bem, patrulheiros, antes qeu sejam vítimas de seu próprio veneno.

Marcão disse...

Eu tô é esperando a "centena de Skol" que o Fredi prometeu...

Glauco disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Glauco disse...

Só pra lembrar que teve um locutor que também era muito inventivo e divertidíssimo, o Januário de Oliveira, autor dos bordões "Curel, muito cruel" e "Sinistro, muito sinistro", além de "tá lá o corpo estendido no chão" e inúmeros outros. Também criou inúmeros apelidos para jogadores como o Super Ézio (sic), Charles Guerreiro etc. Alguém sabe o que ocorreu com ele?

Anônimo disse...

Glauco, infelizmente o grande Januário não está muito legal, não.
Perdeu muito da visão, está com dificuldades de locomoção.
Vive em Goiânia.
Tudo por conta de diabetes

Anônimo disse...

gggg

minicritico disse...

Muller é brincadeira de mau gosto, né? Não tenho o menor respeito por quem comenta com o fígado, com raiva. E esse é, claramente, o caso dele.

Anônimo disse...

silvio luiz e horrivel vai jogar pes 2011 com ele gritando no seu ouvido ele fala coisas que nao tem nada a ver com futebol

rafael disse...

mto bom.. eh antigo mais continua a msm coisa..milton leite o melhor e, que deus o tenha, luciano do valle marcou história, foi o maior...

raybanoutlet001 disse...

oakley sunglasses
toms shoes
christian louboutin shoes
cheap oakley sunglasses
michael kors outlet
oakley sunglasses wholesale
yeezy boost 350
nba jerseys
cardinals jersey
atlanta falcons jersey

Unknown disse...

roshe run
cheap ralph lauren
reebok shoes
nike air huarache
http://www.tiffanyandcooutletonline.us.com
ralph lauren online,cheap ralph lauren
adidas tubular
longchamp handbags
michael kors
cheap nfl jerseys