Destaques

terça-feira, outubro 24, 2006

Momento do mé: Armazem VIeira

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Há distantes quatro anos, na presença do mestre cachaceiro – o que bebe, não o que produz – jornalista, geógrafo e saciólogo Mouzar Benedito, provei pela primeira vez uma dose da Armazem Vieira. Depois de todo esse tempo, uma garrafa da série Esmeralda veio parar em minhas mãos, ou melhor, no meu copo.

Feita em Florianópolis, ela mostra desde 1840, segundo seu rótulo, que chambirra não é assunto só de mineiro. Em 2003, a versão premium foi considerada a segunda e a esmeralda a sétima melhor entre as comercializadas no país num ranking da revista Playboy – que, registre-se, além de mostrar boazudas photoshopadas pra marmanjo, só sabe fazer ranking.

Como a gente só exprimenta o que pode (cadê minha verba pra viajar pra Minas e importar as filha de engenho? Prometo que socializo o que sobrar da degustação), aproveitei. Ela é leve (40º G.L.) e esverdiada, por isso o nome Esmeralda. Sim, envelhecida em tonéis de ariribá e agriá. Pessoalmente, como aprendiz de cachaceiro – o que experimenta, não o que bebe – não conhecia as tais madeiras, mas aprovei o resultado.

O tal do Armazém era um entreposto comercial que vendia de um tudo pra quem passava, o que obviamente incluia a água-lisa. A garrafa sai por uns 25, segundo pesquisa em sites de venda da bebida.

2 comentários:

Glauco disse...

Também bebi a dita cuja e acompanho o voto do relator: é boa mesmo.

Marcão disse...

Eu não bebi. E me habilito.